Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Brevet de João Ribeiro de Barros

Jaú comemora amanhã o 84º aniversário da travessia aérea do hidroavião Jahu sobre o Atlântico Sul, conduzido pelo comandante jauense João Ribeiro de Barros. A Secretaria de Cultura e Turismo preparou uma cerimônia, que terá início às 8h em frente do monumento de João Ribeiro de Barros, na praça Siqueira Campos. A solenidade terá a presença da Guarda Fúnebre do Tiro de Guerra de Jaú, que após um breve histórico da travessia, fará homenagem com uma salva de tiros. O evento contará também com a participação de alunos da escola Pádua Salles, que confeccionaram réplicas do hidroavião Jahú com material reciclável, feitos em oficina ministrada pelo artista plástico Deivide Turolla, em parceria com a Secretaria de Educação. Veja o brevet do aviador (do acervo de Waldete Cestari).

2 comentários:

  1. Olá Juliana,
    Sou pesquisador e colecionador de assuntos e materiais sobre o Hidroavião "JAHÚ" e estou escrevendo um livro sobre a travessia do Atlântico e contando a história do "JAHÚ" desde quando era "Alcione" até sua recente restauração e exposição no Museu TAM, e as influências que exerceu na época.
    Em 2010 fui convidado pela Fundação Biblioteca Nacional a fazer um texto para ser usado como apresentação de um vídeo sobre a chegada do JAHÚ em Recife.
    Agora já está publicado no site e podem conferir:

    http://bndigital.bn.br/redememoria/jahu.htm

    Abraços e parabéns pelo espaço destinado a nossa memória.
    Alexandre Ricardo

    ResponderExcluir
  2. essse anO nossa homenagem será AINDA maior ;)

    ResponderExcluir